quinta-feira, 13 de setembro de 2007

SEM NADA FEDERAL

Não há como deixar passar o dia de hoje sem cair no lugar-comum de toda a imprensa: a (não)cassação do Senador Renan Calheiros.

Como bem disse Jânio de Freitas hoje na Folha de São Paulo, Renan é o cara certo no lugar certo. Afinal, se as relações do Governo com o Parlamento ocorrem na base dos "mensalões" e da liberação de emendas orçamentárias, nada melhor do que um pacato bovinocultor alagoano para intermediá-las.

Sua absolvição é apenas um reflexo do desmanche a que as instituições do Estado - em todos os níveis - se submeteram desde a Independência.

Tínhamos uma Justiça. Faz tempo que não podemos contar com ela, como já afirmei aqui. Dizem que já tivemos um Parlamento. Nesse caso, não sei se é verdade, pois deve ter sido bem antes de eu nascer.

Há tempos, houve Estado e Governo. O Estado minguou, submetendo-se a um governo que se desvirtuou para um Leviatã que suga quase a metade dos nossos recursos, sem oferecer nada em troca.

Do Estado, o que temos, hoje, é nada. Mesmo sugando quase a metade dos recursos, o que deveria oferecer de volta não aparece. IPVA para custear as estradas? Some-se a ele os pedágios. CPMF para a saúde? Que saúde? Ou morremos na fila do SUS, ou entregamos de 3 a 5% de nossa renda para as Unimeds da vida. CIDE para conservar e ampliar a infra-estrutura de transporte? Então por que pagamos (altas) taxas de embarque nas passagens aéreas? Para financiar os aeroshoppings da Infraero?

Está aberta a temporada de salvadores da pátria. Com a total putrefação das instituições, agora só nos resta que um Hugo Chávez genérico apresente-se para fechar o Congresso Nacional e nos imponha um novo caudilhismo.

Aposto que, no dia de hoje, ele teria o apoio incondicional de grande parte da população. Olhem os jornais: já existem colunistas defendendo a extinção do Senado.

Um comentário:

Aline disse...

É... um dia eu me iludi com partidos, legendas e políticos! Achei que algo, neste "mundo", poderia prestar. Bem que me avisaram: não se meta na política, você vai ficar com nojo! Não precisei nem chegar muito perto, já estou enjoada! O que mais me deixou de cara foi a líder da bancada do PT também figurar como líder dos defensores do bovinocultor alagoano ali... E pensar que eu queria autógrafo dela! Bah, só se fosse pra fazer macumba, pra ver se ela toma rumo na vida! Mas seria inútil...